5 hábitos para melhorar o intestino sem tomar remédios

Quem passa muito tempo sem ir ao banheiro (para o número 2) sabe que a situação não é nada engraçada. A constipação intestinal ou prisão de ventre pode ser um tormento na vida de qualquer um, mas a boa notícia é que dá para melhorar o intestino sem ter que usar remédios, apenas mudando hábitos simples.

Mas, antes de irmos à solução, vale a pena entender melhor o problema. Para quem não sabe, considerado normal evacuar – ou seja, fazer cocô – de duas a três vezes por dia ou até de dois em dois dias, já que o ritmo intestinal pode variar muito de pessoa para pessoa.

Aliás, até mesmo o estado emocional pode atrapalhar ou melhorar o intestino, sabia? Junto a isso, a baixa ingestão de fibras, resultado de uma alimentação pobre em frutas, verduras e grãos; é um dos principais causadores do intestino preso.

Isso, claro, sem contar que o sedentarismo pode piorar e muito o funcionamento do seu intestino. Mas, como a gente sabe que você não é sedentário, caro leitor – já que o sedentarismo causa um monte de outras dores de cabeça na vida de qualquer pessoa -; vamos apresentar, na lista abaixo, algumas outras mudanças simples que vão ajudar seu intestino a funcionar como um reloginho.

Confira 5 hábitos para melhorar o intestino sem tomar remédios:

1. Coma mais frutas

Criar o hábito de comer frutas é excelente para melhorar o intestino, especialmente com relação àquelas que podem ser ingeridas com casca e com o bagaço. Isso porque elas são ricas em fibras e, por isso, melhoram muito o fluxo intestinal, assim como verduras, cereais integrais, oleaginosas e hortaliças.

2. Beba muito líquido

Água, chás e sucos naturais, especialmente os batidos com as sementes ajudam a lubrificar o intestino e a formar as fezes. Suco de melancia, batido sem água e sem açúcar; e a própria água mineral são santos remédios para isso.

3. Evite alimentos constipantes

Bebidas alcoólicas, chocolate, café, chá preto e vários outro alimentos com fama de constipantes devem ser evitados. Os alimentos que aumentam a produção de gases, especialmente os ricos em enxofre, também entram nessa lista de “proibidões”, caso você queira melhorar o intestino.

4. Coma iogurte

Se você não tiver intolerância à lactose, consuma iogurte sempre que puder. Os lactobacilos presentes nesse derivado do leite são excelentes para melhorar o intestino.

5. Não tome laxantes sem prescrição

Assim como qualquer outro remédio, os laxantes não devem ser tomados por conta própria. Caso você esteja há muitos dias sem conseguir evacuar, consulte um médico.

Especialistas explicam que o uso prolongado desses medicamentos causa problemas à saúde e podem piorar ainda mais a constipação, uma vez que o corpo pode se acostumar ao remédio e criar resistência aos seus efeitos.

E então, você também tem problemas intestinais? O que você costuma fazer para que seu intestino funcione regularmente? Não deixe de nos contar!

Agora, já que tocamos no assunto, essa outra matéria também pode ser muito interessante: O que os formatos das fezes no vaso revelam sobre sua saúde.

Fonte: Minha Vida

A matéria 5 hábitos para melhorar o intestino sem tomar remédios foi criada pelo Segredos do Mundo.

Fontes: gadoo / segredosdomundo.r7/a>
Author: Renata Medeiros

Comments are closed.