7 sinais de que podem existir parasitas em seu corpo

Você provavelmente não pensa sobre isso com muita frequência, mas você saberia identificar caso estivesse com parasitas? Isso mesmo, estamos falando das lombrigas, daquelas que normalmente ficam no intestino e causam aquela coceira infernal nos fundilhos, sabe?

Aliás, você sabe qual foi a última vez que você tomou lombrigueiro na vida? Se faz muito tempo e se você consegue perceber alguns dos sinais que vamos listar abaixo a notícia pode não saber boa.

Como você vai ver, dores abdominais, perda de peso sem motivos aparentes, e até mesmo sintomas que podem ser confundidos com a síndrome do intestino irritável podem também ser sinais de uma infecção por parasitas.

Confira 7 sinais de que podem existir parasitas em seu corpo:

1. Você bebeu ou nadou em água sem tratamento

Esse não é exatamente um sintoma, mas deve ser um dos primeiros sinais de alerta. Entrar em contato direto com água suja, sem tratamento, é uma das formas mais comuns de se infectar com parasitas, segundo especialistas.

2. Sistema imunológico comprometido

O sistemam imunológico, para quem não sabe, é a proteção do corpo contra doenças. Quando ele está comprometido, o organismo tem mais dificuldade para combater parasitas.

Pessoas doentes, como os portadores de HIV, diabetes e pessoas que tenham acabado de se submeter a transplantes e estão fazendo uso de medicamentos imunossupressores têm o maior risco de se contaminar, por exemplo.

3. Problemas no intestino

É comum que sintomas de infecções por parasitas imitem os sintomas de problemas gastrointestinais, como a síndrome do intestino irritável, por exemplo.

É normal que a pessoa infectada sofra dores abdominais, inchaço, diarreia, coceira anal, anemia e até mesmo que sofra com obstruções nas paredes do intestino.

4. Dificuldade em respirar

E quem pensa que só o intestino pode ser infectado por parasitas se engana. Eles podem se alojar também nos pulmões e em outras regiões do corpo. No caso das vias aéreas, por exemplo, é comum que os sintomas de infecção sejam tosse, falta de ar e dificuldade para respirar.

5. Corrimentos vaginais

Até mesmo doenças sexualmente transmissíveis podem ser causadas por parasitas, como a tricomoníase. Essa, aliás, é uma doença causada pelo protozoário Trichomonas vaginalis.

Dentre o sintomas causadas por esse problema estão alterações no corrimento vaginal, que pode se tornar mais espesso ou mais fino, esbranquiçado ou amarelado, verde e com odor desagradável. Coceiras e dores nos genitais, além de desconforto ao urinar e dores durante o sexo também podem estar ligados ao problema.

6. Perda de peso

Por mais que muita gente possa gostar de emagrecimentos aparentemente sem esforços, esse pode ser também um sinal de infecções de parasitas (e de outras doenças também). Se a perda de peso for acompanhada por dores no estômago e perda de apetite é mais mais importante ficar alerta.

Especialistas explicam que o emagrecimento acontece porque, literalmente, os parasitas passam a consumir a comida que você ingere.

7. Ausência de sintomas

Embora essa não seja uma notícia muito legal, a verdade é que é possível estar infectado por parasitas sem que sejam perceptíveis quaisquer sintomas.

Isso pode ser perigoso porque os parasitas podem acabar desencadeando doenças graves, desidratar o corpo, invadir órgão e, dependendo da gravidade, até mesmo levar a pessoa a morte.

Viu como é importante sempre consultar um médico e estar em dia com seus exames? Parasitas no organismo podem ser algo simples de se cuidar, mas podem também vários transtornos, alguns bastante sérios.

Agora, falando em lombrigas, você pode se interessar em conferir também esse outro post: Médicos encontram solitária de 2,8 metros em estômago de paciente.

Fonte: Fatos Desconhecidos

A matéria 7 sinais de que podem existir parasitas em seu corpo foi criada pelo Segredos do Mundo.

Fonte: Amenteemaravilhosa / Tudointeressante/ Gadoo / segredosdomundo.r7
Author: Renata Medeiros

Comments are closed.