Blefaroplastia: O que é? Como é o pós-peratório? O SUS cobre?

O Brasil é um dos países onde as pessoas mais fazem cirurgias estéticas, tanto no corpo quanto no rosto. Apesar de ainda serem consideradas como um procedimento estético, muitas cirurgias, como a blefaroplastia, também podem influenciar positivamente na saúde e na autoestima das pessoas. Já que, melhora o aspecto de cansaço e tristeza do rosto.

No artigo de hoje, vamos falar tudo que você precisa saber sobre esse procedimento. Além dos tipos de blefaroplastia, assim como explicar se dá pra fazer a cirurgia pelo SUS, e muito mais.

O que é a blefaroplastia?

Trata de uma cirurgia estética para remover o excesso de pele ou enrugada e caída das pálpebras superiores e/ou inferiores.

Quando o excesso de pele da pálpebra superior chega a cair por cima dos cílios, quase cobrindo a pupila e prejudicando a visão, a blefaroplastia é considerada uma cirurgia funcional. Dessa forma, não tem caráter meramente estético.

fazer blefaroplastia

Quais são os tipos?

Como existem tipos de pálpebras diferentes, e motivos diferentes para que aumente a quantidade de pele nessa região (ou da flacidez) existem tipos diferentes de realizar o procedimento.

Vamos falar superior e inferior a seguir, que são as mais comuns. Mas também, existe a cirurgia para levantar as sobrancelhas, a chamada “blefaroplastia asiática”, que muda o formato dos olhos mudando as suas laterais.

Blefaroplastia superior

Para eliminar o excesso de gordura ou pele na parte superior das pálpebras, o mais indicado é a superior, ou Blefaroplastia da pálpebra superior.

Inferior

Cirurgia para eliminar o excesso de gordura ou pele na parte inferior dos olhos, que também chamada de sacos oculares.

Qual é o preço da cirurgia?

O preço da cirurgia pode variar bastante. Pois como falamos, existem tipos diferentes, além de formas diferentes de fazer a cirurgia (a laser ou com bisturi).

A blefaroplastia a laser (que falaremos a seguir) costuma ser mais cara, por conta da tecnologia utilizada.

Pós-operatório Blefaroplastia

A Blefaroplastia é uma cirurgia simples. Tanto o pós-operatório, quanto a recuperação, costuma ser rápida, tranquila e sem dores. Dessa forma, é comum ficar com a vista turva durante os primeiros dias.

É indicado fazer compressas de água fria para diminuir o inchaço e a roxidão do local. Assim, pode variar de pessoa pra pessoa e outros cuidados também são recomendados, tais como:

  • Evitar movimentação excessiva dos olhos;
  • Evitar fazer esforços físicos;
  • Procurar fazer repouso e ter um sono regular;
  • Evitar ao máximo a exposição solar, principalmente durante os 3 primeiros meses, que é o período de cicatrização.

O resultado da cirurgia pode começar a ser observado já depois do terceiro dia após a blefaroplastia, que é quando o inchaço começa a diminuir. Mas, o resultado final só é visto depois de 2 meses, quando já aconteceu a maturação da cicatriz.

antes e depois do procedimento

A laser

A cirurgia mais comum é feita a laser, que dura em torno de 40 minutos a 1 hora e só precisa de uma anestesia local. Mas também, é possível fazer a blefaroplastia a laser.

Se a blefaroplastia for na pálpebra superior, o corte é feito com laser CO2. Se for na pálpebra inferior, é necessário fazer uma incisão pelo lado interno da pálpebra, perto do globo ocular, para acessar as bolsas de gordura.

Apesar de ser mais cara que a feita com bisturi, a blefaroplastia a laser oferece três vantagens extras:

  • Tem menos sangramento durante a cirurgia, já que o laser já vai selando os vasinhos durante o procedimento;
  • A recuperação é mais rápida, com menos inchaço;
  • Deixa menos cicatrizes.

É possível fazer a Blefaroplastia pelo SUS?

Sim. Poucas pessoas sabem, mas é possível fazer algumas cirurgias consideradas estéticas pelo SUS, como o caso da Blefaroplastia.

No entanto, para conseguir fazer a Blefaroplastia pelo SUS é preciso provar que o excesso de pele nas pálpebras está atrapalhando a visão. Ou seja, que essa é uma cirurgia funcional, como falamos anteriormente.

Além disso,ela também pode ser realizada pelo SUS para melhorar a qualidade de vida do paciente e sua autoestima.

Para todos os casos, é necessário um laudo e o encaminhamento de um especialista (oftalmologista).

A fila de espera para fazer pelo SUS costuma demorar em torno de 8 meses. Mas esse tempo pode variar de acordo com a cidade.

O post Blefaroplastia: O que é? Como é o pós-peratório? O SUS cobre? apareceu primeiro em Beleza Feminina 💄.

,
Fontes: belezafeminina
Author: bruna

Comentários estão bloqueados.