Conheça os benefícios da ioga e da meditação no envelhecimento celular

,

É crescente o número de doenças agravadas pelo estilo de vida moderno. Depressão, diabetes, obesidade, problemas cardiovasculares, câncer e infertilidade são algumas delas. O estresse, em alta no mundo atual, tem se mostrado um fator determinante em vários aspectos da saúde.

Um estudo realizado pelo Institute of Medical Sciences de Nova Deli e publicado em 2016, no jornal Oxidative Medicine and Cellular Longevity, avaliou os benefícios da ioga e da meditação no envelhecimento celular.

A pesquisa mostrou que, após 12 semanas da prática de ioga e meditação, os participantes tiveram melhoras significativas em biomarcadores de saúde e envelhecimento celular. Houve diminuição de vários itens relacionados ao desgaste, inflamação, estresse oxidativo e lesão celular, além do aumento de vários sinais de melhora da saúde importantes para o combate do envelhecimento e da morte das células.

A mesma pesquisa afirma que hábitos como tabagismo, ingestão de álcool, sedentarismo, exposição a poluentes e consumo de alimentos processados têm grande impacto nos marcadores de envelhecimento celular.

Embora não possamos mudar nossa genética ou idade cronológica, é possível abrandar o ritmo e a maneira como envelhecemos, principalmente com modificações no estilo de vida. Nossa saúde e envelhecimento dependem inteiramente de nossas escolhas. E a ioga e a meditação podem ser boas opções no combate ao estresse, que é fundamental na busca do equilíbrio global da saúde.

, Envelhecer com saúde depende inteiramente de nossas escolhas,
Fonte: Metrópoles
Autor: Sabrina Mundim

Powered by WPeMatico

Comments are closed.