Deficiência de vitamina D no organismo pode te engordar

,

Estudo publicado na Holanda, pela Universidade Medical Center junto ao Leiden University Medical Center, revelou que indivíduos com níveis elevados de gordura abdominal são mais propensos a terem graus baixos de vitamina D.

Segundo o professor Michael F. Holick, a vitamina D é um hormônio que desempenha papel central no metabolismo e nas funções musculares, imunológicas e neurológicas, assim como na regulação de inflamação.

O aumento do nível de vitamina D no corpo pode prevenir, ou ajudar a tratar, um grande número de desconfortos, entre eles: obesidade, artrite, pressão alta, dores nas costas, diabetes, câimbras musculares, infecções nas vias respiratórias superiores, doenças infecciosas, fibromialgia e diversos tipos de câncer. Também protege a gravidez e auxilia na manutenção do peso ideal.

Por outro lado, a falta de vitamina D pode acarretar diversos problemas para a saúde, sendo um deles o aumento de peso.


A falta de vitamina D no organismo altera a produção de insulina, hormônio responsável pela redução da taxa de glicose no sangue e pelo ingresso de glicose nas células. E a queda brusca da glicemia é um dos principais estímulos para o aumento do apetite.

Por causa desse desequilíbrio hormonal, o déficit de vitamina D faz com que a pessoa se alimente sem obter saciedade. Consequentemente, o indivíduo vai comer mais e, assim, engordar.

Segundo Michael Holick, assim como precisamos de um pouco de sal e gordura para sobreviver, necessitamos, também, do sol – pois a exposição a ele é a nossa melhor fonte de vitamina D.

Converse com o seu médico e faça um exame para verificar o nível de vitamina D no seu organismo.

, Segundo estudo, indivíduos com níveis elevados de gordura abdominal são mais propensos a terem níveis baixos do hormônio,
Fonte: Metrópoles
Autor: Sabrina Mundim

Powered by WPeMatico

Comments are closed.