Descubra tudo o que o energético faz com o seu organismo

,

Todo mundo sabe que a mistura de energético com bebida alcoólica é uma bomba, mas ninguém costuma ligar muito para o aviso do rótulo. Embora esse tipo de bebida tenha sido criado para ser consumidas puras, antes de atividades físicas, a verdade é que elas estão entre as mais consumidas entre os baladeiras, de preferência misturadas com whisky e vodca.

Mas, claro, não é porque você consome um energético de vez em quando que você vai morrer do coração. Assim como em muito outros casos, a diferença entre o remédio e o veneno está na dose consumida.

Proporções

No caso do energético, por exemplo, a conta do consumo seguro deve ser feita de forma proporcional ao peso do consumidor. Doses de até 2 mg por quilo corporal deixam a pessoa em estado de vigília, reduz a sonolência, alivia a fadiga e aumenta a frequência da respiração e dos batimentos cardíacos, faz com que o organismo produza mais urina e deixa o metabolismo mais veloz.

Em altas dosagens, no entanto, cerca de 15 mg por quilo; os efeitos podem ser bem mais severos e preocupantes também. É comum que a bebida estimule o nervosismo, cause insônia, tremores e até mesmo desidratação.

Energéticos x coração

Sobre o que mencionamos sobre o coração, embora pessoas saudáveis não sofram prejuízos com o consumo esporádico da bebida, realmente existe o risco de sobrecarga do sistema cardiovascular.

Por isso é preciso cuidado: altas doses de energético aliado, juntamente com atividades físicas intensas podem levar a isquemia do miocárdio, por aumentar as contrações dos músculos.

Mas, discussões a parte, a intenção aqui não é dizer se você está certo ou errado em beber energéticos. O que vamos mostrar, a seguir, é o que essas bebidas poderosas têm na fórmula e o que esses componentes agem no seu organismo.

Descubra como o energético age em seu organismo:

Glucoronolactona

Metabólito formado no fígado a partir da glicose, esse componente está na receita de muitas marcas e serve, segundo pesquisas, para melhorar a memória. Ele também é antidepressivo e estimulante.

Água

Pode até não parecer, mas essa é a base da fórmula dos energéticos de forma geral.

Gás carbônico

Sua função na fórmula do energético é apenas deixá-lo gaseificado.

Taurina

Esse é um dos aminoácidos mais presentes no corpo humano e está presente também em várias alimentos. No caso do energético, no entanto, a taurina da fórmula é sintetizada quimicamente.

Cafeína

Capaz de estimular o sistema nervoso central, a cafeína é responsável pelo estado de alerta de curta duração que se experimenta após consumir o energético. A sensação revigorizante que a bebida proporciona também é responsabilidade desse alcaloide, que age diretamente no neurotransmissor adenosina.

Inositol

Esse é um constituinte celular muito importante e que está envolvido em diversos processos bioquímicos. No organismo, quando o energético é ingerido, ele aumenta a capacidade de manter a atenção e a concentração e, por causa disso, pode ser encontrado e vários suplementos esportivos.

E então, você sabia que tinha tanta coisa no energético que você tanto ama? Agora, falando no assunto, essa outra matéria também pode interessar a você: 13 segredos que você não conhece sobre o Red Bull.

Fonte: Revista Galileu

A matéria Descubra tudo o que o energético faz com o seu organismo foi criada pelo Segredos do Mundo.

,

Ela deixa em alerta, faz sumir a sensação de cansaço, mas pode fazer muito mal para seu coração. Descubra tudo o que o energético faz com o seu organismo.

A matéria Descubra tudo o que o energético faz com o seu organismo foi criada pelo Segredos do Mundo.

,
Fontes: gadoo / segredosdomundo.r7/a>
Author: Renata Medeiros

Powered by WPeMatico

Comments are closed.