Home / 9 itens de casa que devem ser lavados todos os dias

9 itens de casa que devem ser lavados todos os dias

Limpar e organizar cada canto de nossa casa é um hábito que, além de proteger a saúde, nos ajuda a manter o ambiente em harmonia.

Apesar de nem sempre notarmos à simples vista, dia após dia se acumulam restos de pó, bactérias e partículas voláteis que podem causar doenças.

Devido a isso, é primordial fazer uma limpeza geral e, principalmente, ter em conta que há certos elementos que devem ser desinfetados todos os dias sem exceção.

Tendo em conta que muitos desconhecem quais são, a seguir queremos compartilhar em detalhes 9 deles.

Itens da sua casa que devem ser lavados diariamente

1. Toalhas de cozinha

As toalhas de cozinha são um dos elementos que mais devem ser lavados devido à sua exposição contínua aos restos de alimentos e bactérias.

  • Ainda que nem sempre pareçam sujas, elas vão acumulando um grande número de micro-organismos que se proliferam com facilidade nos tecidos.
  • Como consequência, podem contaminar outras superfícies e elementos que, ao entrarem em contato com nosso corpo, podem influenciar no surgimento de doenças.

Leia também: Como usar azeite de oliva para a limpeza do seu lar

2. Chaves

As chaves são um dos elementos mais contaminados que temos em nossa casa e, apesar disso, poucas vezes nos preocupamos em desinfetá-las.

  • Este elemento entra em contato com nossas mãos, bolsos e diversas superfícies que podem conter vírus e bactérias.
  • Portanto, para evitar problemas de saúde, o ideal é lavá-las todos os dias com sabão desinfetante, ou limpá-las com lencinhos antissépticas.

3. Esponja para lavar pratos

esponja-lavar-louca

esponja-lavar-louca

Ainda que ironicamente sejam desenvolvidas para limpar, as esponjas são um dos objetos mais sujos e contaminados da cozinha.

  • Elas acumulam restos de alimentos, sujeira e água, o que ajuda a criar um ambiente adequado para o crescimento de fungos e bactérias.
  • Seu uso sem desinfetar está relacionado ao risco de sofrer doenças digestivas e virais.

4. Pia

Algumas pessoas pensam que a pia não se contamina com facilidade porque recebe restos de sabão antibacteriano sempre que alguém a utiliza.

  • Porém, esta ideia é totalmente errada, visto que as bactérias e os fungos se proliferam com facilidade na superfície úmida.
  • As células mortas da pele, a sujeira e os demais resíduos são os alimentos perfeitos para estes micro-organismos.

Visite também o artigo: 7 coisas que você deve desinfetar todos os dias

5. Cafeteira

cafeteira

cafeteira

Nas paredes da cafeteira também costuma se criar um ambiente ideal para o crescimento de bactérias, fungos e outros micro-organismos que podem afetar a saúde.

  • É necessário limpá-la todos os dias e desarmar cada uma de suas partes para remover a totalidade dos restos de café.

6. Tábua de cortar

As tábuas de madeira que se utilizam na cozinha para cortar os alimentos são o foco de centenas de micróbios e fungos que afetam a saúde.

  • Visto que estão expostas a restos de alimentos e umidade, é comum que em sua superfície os micro-organismos se proliferem com muita facilidade.
  • Por sorte, é um elemento que pode ser desinfetado de forma natural aproveitando, por exemplo, as propriedades antibacterianas do limão ou o vinagre branco.

7. Pincéis de maquiagem

pinceis-de-maquiagem

pinceis-de-maquiagem

O uso contínuo dos pincéis e espumas de maquiagem, além de seu contato com a pele, são as razoes pelas quais devem ser lavados todos os dias.

Ainda que não costumemos notar, neles vão se acumulando células mortas e bactérias que, mais adiante, podem afetar a saúde da pele.

8. Vaso sanitário

Por razões óbvias, o vaso sanitário é um dos elementos da casa que mais se contaminam com bactérias e mofo.

  • Sua superfície úmida facilita a sobrevivência dos micro-organismos, em especial quando não é desinfetado de maneira regular.
  • Isso não só aumenta o risco de doenças ao fazer contato com nosso corpo, como também, quase sempre, dá lugar a odores fortes e desagradáveis.

Quer saber mais? Leia: 6 formas de limpar o banheiro com vinagre branco

9. Azulejos do banheiro

limpar-azulejos-do-banheiro

limpar-azulejos-do-banheiro

Os azulejos do banheiro são superfícies que retêm água, bactérias e restos de produtos que podem afetar a saúde.

  • Visto que poucos lhe dão uma limpeza diária, é comum notar o surgimento de mofo e manchas de sujeira que podem ser difíceis de eliminar.
  • O ideal é lavá-los depois do banho com produtos desinfetantes como o vinagre branco ou o bicarbonato de sódio.

Com que regularidade você lava estes elementos? Agora que já sabe o quão importante é mantê-los limpos todos os dias, procure tirar alguns minutos para mantê-los impecáveis.

Esta publicação 9 itens de casa que devem ser lavados todos os dias aparece primero em Melhor Com Saúde.

Fonte da Notícia
Author: Hanna Bizi

Powered by WPeMatico

Sobre radarsantamaria