Home / Sem macas em ambulâncias, transporte fica comprometido no HRT

Sem macas em ambulâncias, transporte fica comprometido no HRT

Reprodução/Arquivo pessoal

Revoltados com a falta de estrutura na rede pública de saúde do Distrito Federal, servidores lotados no Hospital Regional de Taguatinga (HRT) denunciam que as carências levaram uma novidade que prejudica ainda mais os atendimentos: macas usadas nas ambulâncias estão sendo desviadas para servirem como leito na unidade. Assim, ambulância tem ficado paradas, pois não podem circular pela cidade sem as macas.

De acordo com auxiliares de enfermagem que trabalham no hospital, no último domingo (8/10), uma idosa que precisava de um leito foi colocada em uma maca que pertence a uma das quatro ambulâncias que atendem o HRT. A idosa foi colocada no ambulatório, com pedaços de gaze amarrados às hastes (foto em destaque).

Uma servidora do HRT confirmou que a situação tem se repetido com frequência. “Não acontece todo dia, mas é normal vermos as ambulâncias impedidas de rodar porque as macas estão sendo usadas dentro do hospital”, contou a mulher, que pediu para não ter o nome revelado.

De acordo com ela, a medida funciona como uma espécie de “cobertor curto”, pois ao mesmo tempo em que a administração consegue uma vaga para pacientes, o veículo que deveria ser usado para fazer remoções de emergência fica inutilizado.

Se alguém passa por uma cirurgia delicada e precisa ser transferido, ou então está em estado grave após ser operado e necessita ir para outra unidade, o transporte fica comprometido

Servidora que trabalha no HRT

Procurada pela reportagem para falar sobre o problema, a direção do hospital garantiu que não há macas de ambulâncias retidas na unidade e que os quatro veículos estão em circulação normalmente.

“O HRT esclarece que, quando o paciente chega transportado por ambulâncias na unidade, são tomadas medidas para liberar os veículos, como providenciar um leito para internação do paciente”, disse a instituição por meio de nota.

Fonte: Metrópoles
Author: Carlos Carone

Powered by WPeMatico

Sobre radarsantamaria