Home / externas / Falha e confusão param metrô em Ceilândia nesta segunda-feira (4/12)

Falha e confusão param metrô em Ceilândia nesta segunda-feira (4/12)

Rafaela Felicciano/Metrópoles

Os brasilienses que dependem do metrô estão enfrentando dificuldades nesta segunda-feira (4/12). Não bastasse o número reduzido de trens circulando por conta da greve dos servidores, uma falha mecânica e uma confusão prejudicam o funcionamento do sistema.

Por volta das 6h, a máquina de chave apresentou problema no ramal de Ceilândia, e os trens precisaram ser alinhados manualmente e passaram a rodar na velocidade de 20 km/h.

Um pouco mais tarde, por volta das 7h, segundo a empresa, um passageiro acionou o botão de emergência, no mesmo ramal, as portas se abriram e os usuários deixaram o vagão. Para evitar que eles fossem eletrocutados, os trilhos tiveram que ser desenergizados, próximo à estação da Praça do Relógio, em Taguatinga. Todo o ramal de Ceilândia, até às 8h15, estava parado.

Por conta do incidente, houve confusão, mas a Polícia Militar disse que não foi acionada. Passageiros irritados tentaram invadir as bilheterias das estações exigindo a devolução do dinheiro das passagens.

A greve do metrô entra nesta segunda em seu 26º dia. O Sindicato dos Metroviários se recusa a retomar integralmente os serviços enquanto o GDF não apresentar uma proposta. A categoria reivindica reajuste salarial e nomeação de mais 600 aprovados em concurso. O governo alega não ter recursos para conceder os pedidos.

As negociações estão sendo intermediadas pelo Tribunal regional do Trabalho (TRT10). De acordo com a decisão do desembargador Pedro Luís Vicentin Foltran, nos horários de pico dos dias úteis 75% da frota — 18 trens — devem circular. Nos horários intermediários, aos sábados e domingos, o percentual obrigatório será reduzido para 30% da frota, (12, cinco ou três trens, dependendo do dia).

Aos sábados, 12 trens estarão em circulação no horário de pico, quatro no intervalo da manhã e quatro no da noite. No domingo, serão três trens durante todo o dia.

Aguarde mais informações

 

Fonte: Metrópoles
Autor: Maria Eugênia

Powered by WPeMatico

Sobre radarsantamaria