Pane afeta funcionamento do Metrô nesta segunda-feira (11/12)

Rafaela Felicciano/Metrópoles

O Metrô do Distrito Federal apresentou falhas na manhã desta segunda-feira (11/12). Por volta das 6h40, um trem ficou parado durante 20 minutos na Estação Concessionárias, em Águas Claras. O problema levou os operadores a trocar a composição com pane no sistema compressor.

Às 7h ,o contratempo foi resolvido e o sistema normalizado, segundo a Companhia do Metropolitano do DF (Metrô-DF). Há 33 dias, os servidores da empresa cruzaram os braços e deram início a uma greve, que está nas mãos da Justiça.

A previsão do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT10) é que o dissídio coletivo será julgado ainda neste mês, apesar das atividades estarem perto de serem interrompidas por conta do recesso iniciado na segunda quinzena de dezembro. O relator do processo é o desembargador André Damasceno, da Primeira Seção Especializada.

Os servidores reivindicam recomposição salarial de 8,4% – com base na inflação, registrada entre 2014 e 2015, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) – e a contratação de 330 concursados. O diretor administrativo do SindMetrô-DF, Marlon Bernardo, lembra que esse foi o acordo firmado com o GDF há três anos. O governo, então, vinha usando como justificativa a permanência no limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) para se esquivar do compromisso – o perrengue, no entanto, acabou em setembro.

Funcionamento do Metrô foi alterado por conta da greve. Veja como ficou:

Divulgação
Fonte: Metrópoles
Autor: Ian Ferraz

Powered by WPeMatico

Comments are closed.