8 coisas que você pode fazer todos os dias para ter pés saudáveis

,

Os pés são os encarregados de suportar nosso peso enquanto fazemos nossas tarefas de cada dia.

Eles, junto com as pernas, permitem que nos desloquemos de um lugar para outro, nos apoiemos e façamos uma grande quantidade de atividades diariamente.

Porém, considerando que os pés são tão importantes, costumamos descuidar deles até que desenvolvam algum tipo de condição que afeta a saúde.

Apesar de não lhes darmos importância, podem apresentar excesso de secura, fungos, calos e outras alterações que, por sua vez, os tornam antiestéticos.

Além disso, visto que alguns materiais de calçado são agressivos e incômodos, podem sofrer rachadura ou lesões que resultam em bastante dor.

Por sorte, há muitas ações que podemos executar todos os dias para oferecer proteção e tratamento antes que nos causem algum tipo de problema.

Nesta ocasião, queremos compartilhar as 8 melhores para que comece a incorporá-las em sua rotina de cuidado pessoal.

Toma nota!

1. Faça exercícios de fortalecimento para ter pés saudáveis

Fazer exercícios ajuda a ter pés saudáveis

Durante o exercício físico costuma ignorar que os pés também precisam se exercitar para se manterem fortes e saudáveis.

Seus músculos tendem a esticar e, com o passar do tempo, podem causar doenças, joanetes e outros problemas de saúde.

Por sorte, há alguns exercícios de fortalecimento próprios para os pés, os quais relaxam seus músculos enquanto se fortalecem.

Veja também: Remédios para tratar naturalmente o pé de atleta

Estes incluem:

  • Movimento ou flexão dos dedos.
  • Levantar um lápis com os dedos.
  • Enrolar uma toalha com a planta do pie.
  • Rodar uma bola de tênis.
  • Caminhar nas pontas dos pés.
  • Saltar de cócoras.
  • Apoio nos calcanhares.

2. Use produtos esfoliantes

Igual a outras partes do corpo, a pele dos pés precisa de um tratamento esfoliante regular para eliminar o excesso de células mortas.

Esta parte do corpo está mais exposta à poeira, às bactérias e muitas superfícies que, com o passar do tempo, podem afetar a qualidade da pele.

O uso de produtos esfoliantes diminui o excesso de pele morta e previne as antiestéticas peles duras que costumam se formar nos dedos e calcanhares.

3. Tome banhos com sais de Epsom

Banhos com said ajudam a ter pés saudáveis

Os banhos com sais de Epsom e óleos essenciais são uma excelente terapia para proteger os pés de todo tipo de agressão.

Eles atuam como relaxantes musculares e, por sua vez, evitam a formação de infecções e fungos.

Sua prática uma ou duas vezes na semana diminui a formação de calos, facilita a eliminação de células mortas e amolece todo tipo de impurezas acumuladas.

4. Use creme hidratante

As mudanças bruscas de temperatura, os materiais dos sapatos e a exposição à poeira costumam afetar o pH da pele dos pés, e podem fazer com que agrida e se irrite.

A aplicação diária de creme hidratante corporal é uma simples medida que previne o excesso de secura e os ditos danos.

Esta medida proporciona nutrientes essenciais e elasticidade, à medida que melhora a atividade celular e impede a acumulação de pele morta.

5. Desfrute de uma massagem noturna

Massagens ajudam a ter pés saudáveis

Depois de uma longa e esgotante jornada de trabalho, nada melhor do que uma massagem nos pés para aliviar a tensão e a dor.

Este simples hábito é muito fácil de fazer e, de fato, pode se complementar com alguns óleos relaxantes para obter maiores benefícios.

Sua prática diária melhora a circulação, refresca a pele e diminui o risco de desenvolver transtornos como os joanetes e os calos.

6. Eleve as pernas

Os pés e os tornozelos tendem a se inflamar quando passamos muitas horas na mesma posição (sentadas ou paradas).

Para evitar que esta situação cause dor e incomodo, basta elevar as pernas na direção do teto, de 5 a 10 minutos seguidos.

Esse exercício acalma a tensão, diminui a inflamação e promove a circulação para que o sangue retorne sem problemas até a parte superior.

7. Use calçados ventilados

Mulher com dor nos pés

Apesar de, em ocasiões, o calçado fechado ser mais apropriado para a vestimenta que queremos destacar, é conveniente usar sapatos com algum tipo de ventilação, ao menos, duas ou três vezes na semana.

Ambientes fechados e úmidos tendem a se converter em um cultivo de bactérias e fungos, que podem dar lugar a doenças, infecções e mau cheiro.

8. Caminhe descalço alguns minutos

Ao chegar em casa pode descalçar os sapatos uns minutos para alongar os pés desde o calcanhar até a ponta dos dedos.

Ao caminhar descalço reduzirá a tensão e ativará os músculos inferiores da perna para evitar futuras inflamações e doenças.

Seus pés recebem a atenção adequada? Procure pôr em prática todas essas recomendações e descubra que são muito úteis para ter pés saudáveis e bonitos.

Esta publicação 8 coisas que você pode fazer todos os dias para ter pés saudáveis aparece primero em Melhor Com Saúde.

,

Os pés são os encarregados de suportar nosso peso enquanto fazemos nossas tarefas de cada dia. Eles, junto com as pernas, permitem que nos desloquemos de um lugar para outro, nos apoiemos e façamos uma grande quantidade de atividades diariamente. Porém, considerando que os pés são tão importantes, costumamos descuidar deles até que desenvolvam algum tipo de condição […]

Esta publicação 8 coisas que você pode fazer todos os dias para ter pés saudáveis aparece primero em Melhor Com Saúde.

,
Fonte: Metrópoles
Author: Hanna Bizi

Powered by WPeMatico

Comments are closed.