Pedalada em Brasília estimula uso de bicicletas no dia a dia

, Uma pedalada na manhã desta sexta-feira (11) marcou o Dia Mundial de Bike ao Trabalho em Brasília. Servidores do governo reuniram-se às 8 horas na estação de bicicletas compartilhadas da 205 Norte.

Uma pedalada na manhã desta sexta-feira (11) marcou o Dia Mundial de Bike ao Trabalho em Brasília. Servidores do governo reuniram-se às 8 horas na estação de bicicletas compartilhadas da 205 Norte.

Uma pedalada na manhã desta sexta-feira (11) marcou o Dia Mundial de Bike ao Trabalho em Brasília. Servidores do governo reuniram-se às 8 horas na estação de bicicletas compartilhadas da 205 Norte.
Uma pedalada na manhã desta sexta-feira (11) marcou o Dia Mundial de Bike ao Trabalho em Brasília. Servidores do governo reuniram-se às 8 horas na estação de bicicletas compartilhadas da 205 Norte. Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

A iniciativa está na terceira edição, é organizada pela Secretaria de Mobilidade e foi inspirada no Bike To Work Day, criado em 1956 nos Estados Unidos e celebrado na segunda sexta-feira de maio.

Por volta das 8h50, em bicicletas próprias ou compartilhadas, o grupo partiu em direção ao anexo do Palácio do Buriti.

“O objetivo é conscientizar as pessoas em relação à utilização da bicicleta e os motoristas sobre o respeito ao ciclista”, pontuou o secretário de Mobilidade, Fábio Damasceno.

No trajeto, ciclistas do Departamento do Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) alertavam motoristas sobre a importância de compartilhar as vias e de manter uma distância segura de 1,5 metro das bicicletas. A ação também contou com o apoio do Banco de Brasília (BRB).

Mais de 900 mil viagens já foram feitas com as bicicletas compartilhadas

Dados da Secretaria de Mobilidade apontam que o sistema de bicicletas compartilhadas contava, até março deste ano, com 173.246 pessoas cadastradas.

De maio de 2014 a abril de 2018, foram feitas 945.262 viagens. Apenas no mês passado, foram 34.895 — 75%, por homens e 25%, por mulheres. O tempo médio de permanência com a bike foi de 27 minutos.

As três estações mais utilizadas para retirada dos veículos compartilhados são: Instituto de Artes, Rodoviária Plano Piloto 1 e 406 Norte.

Edição: Marina Mercante

, Uma pedalada na manhã desta sexta-feira (11) marcou o Dia Mundial de Bike ao Trabalho em Brasília. Servidores do governo reuniram-se às 8 horas na estação de bicicletas compartilhadas da 205 Norte.Ação desta sexta (11) fez parte do Dia Mundial de Bike ao Trabalho. Servidores seguiram da 205 Norte ao Palácio do Buriti,
Fonte: semob.df / agenciabrasilia
Autor: Samira Pádua, da Agência Brasília

Powered by WPeMatico

Comments are closed.