Por que o descanso é tão importante?

,

Todos nós sabemos o quão importante é se manter fisicamente saudável para ter a melhor qualidade de vida possível. Hábitos como fazer exercícios regularmente ou comer de forma equilibrada deveriam fazer parte da vida de todas as pessoas preocupadas em melhorar seu bem-estar. No entanto, frequentemente esquecemos do terceiro pilar de uma vida saudável: a importância do descanso.

Uma vida saudável não pode ser alcançada sem as suficientes horas de sono de qualidade. Inúmeros estudos mostram os devastadores efeitos que a falta de descanso pode causar tanto no corpo quanto na mente de uma pessoa; por isso, se você tem interesse em maximizar a sua felicidade, é fundamental aprender como a falta de sono afeta o seu corpo e como combatê-la.

Qual é a importância do descanso?

Muitas pessoas acreditam que o pior efeito da falta de sono é se sentir cansado ao longo do dia. Como este não parece ser um problema muito grave, é comum que as pessoas sacrifiquem seu descanso e durmam menos de oito horas por dia. Às vezes, esse tempo é reduzido a apenas 5 ou 6 horas diárias.

O problema é que a falta de horas de sono tem consequências mais importantes que a sensação de cansaço físico. A seguir veremos algumas dessas consequências.

Mulher cansada das atividades do dia a dia

1- Redução das capacidades mentais

Vários estudos demonstraram uma relação direta entre a falta de sono e a diminuição na efetividade de alguns processos psicológicos de forma temporária, como a inteligência, a atenção ou a memória.

Estes efeitos podem ser muito prejudiciais, especialmente para as pessoas que ainda estão estudando ou que têm que realizar tarefas que requerem uma atenção constante, como é o caso dos caminhoneiros… que dirigem por muitas horas, ou um cirurgião, que realiza operações muito longas.

Por outro lado, devido ao descanso estar estreitamente relacionado com a formação de novas lembranças, a falta de sono pode impedir/dificultar o aprendizado de novas informações. Alguns estudos inclusive relacionaram dormir poucas horas com doenças degenerativas, como o Alzheimer.

2- Problemas de saúde

A falta de descanso não só afeta as capacidades mentais de forma negativa. De acordo com muitas pesquisas, dormir poucas horas aumenta de forma significativa o risco de sofrer de uma grande quantidade de doenças. De fato, cerca de 90% das pessoas com insônia severa apresentam também algum tipo de problema de saúde grave.

Algumas das doenças que têm suas características aumentadas por conta da falta de sono são as seguintes:

  • Doenças do coração;
  • Diabetes;
  • Câncer;
  • Pressão arterial elevada;
  • Derrames cerebrais.

3- Diminuição do bem-estar em geral

Mesmo sendo o caso de não sofrer com nenhum tipo de problema de saúde devido à falta de descanso, dormir poucas horas fará com que o seu dia seja muito mais complicado. Embora existam muitos motivos para isso, alguns dos mais importantes são os seguintes:

  • A falta de sono diminui a testosterona nos homens. Isso faz com que aqueles homens que dormem pouco tenham menos energia, percam seu desejo sexual, sintam-se mais irritáveis ou estejam mais expostos à depressão ou à ansiedade.
  • Por outro lado, dormir pouco está relacionado com um aumento do cortisol. Esta substância, conhecida como o “hormônio do estresse”, também está envolvida em problemas de saúde de todo tipo, incluindo o sobrepeso e a obesidade.
  • Por último, a falta de descanso está correlacionada com o aumento de problemas como a ansiedade ou a depressão. Isto se deve a um descontrole orgânico na liberação ou produção de determinados compostos, como as endorfinas.

Homem cansado com dor de cabeça

Como otimizar nossas saúde com um sono adequado

Uma vez que detalhamos a importância do descanso, você deve estar se perguntando o que pode fazer para melhorar a qualidade das suas horas de sono. Alguns dos pontos mais importantes são:

  • Evite telas muito luminosas na hora que precede o momento de dormir. Diversos estudos mostraram o impacto negativo da luz azul dos dispositivos sobre a qualidade do nosso sono.
  • Durma o tempo necessário. Em geral, especialistas recomendam um mínimo de seis horas de descanso por dia, mas a melhor quantidade de sono são oito horas.
  • Respeite seus ciclos de sono. Quando dormimos, passamos por diferentes fases em nosso descanso. Durante algumas delas, estaremos descansados e alertas ao acordar, enquanto em outras estaremos sem forças para levantar e com a mente cansada. Faça um exercício e veja qual é a melhor forma de acordar para você. Assim, por exemplo, tente encontrar um toque no despertador que o tire gradualmente do sono e não faça com que a primeira hora da manhã seja motivo de mau humor.

Estudos dizem que o sono é vital para as crianças. Nele, elas consolidam tudo o que aprenderam na velocidade da luz. Acontece algo parecido com os adultos. Além de ser motivo de descanso, o sono permite que nossos processos psicológicos possam funcionar em pleno rendimento. Então, não vale a pena cuidar disso?

The post Por que o descanso é tão importante? appeared first on A mente é maravilhosa.

,

Todos nós sabemos o quão importante é se manter fisicamente saudável para ter a melhor qualidade de vida possível. Hábitos como fazer exercícios regularmente ou comer de forma equilibrada deveriam fazer parte da vida de todas as pessoas preocupadas em melhorar seu bem-estar. No entanto, frequentemente esquecemos do terceiro pilar de uma vida saudável: a […]

The post Por que o descanso é tão importante? appeared first on A mente é maravilhosa.

,
Fonte: Amenteemaravilhosa / Tudointeressante
Author: Juliana Martinez

Powered by WPeMatico

Comments are closed.