Quatro asanas de yoga para dormir bem

,

A insônia é um dos problemas que mais afetam a população ocidental. Devido a fatores como estresse, má alimentação e estilos de vida pouco saudáveis, são muitas as pessoas que têm dificuldade em dormir tanto ou tão profundamente quanto precisam. Isso, além de causar desconforto no dia a dia, também traz consequências negativas para a saúde física e mental.

Nos últimos tempos têm surgido todos os tipos de remédios para resolver o problema da insônia. Assim, podemos encontrar desde recomendações para tomar infusões antes de dormir, até medicamentos que supostamente resolvem a falta de sono em um instante. No entanto, uma das coisas que têm mostrado maior eficácia são as asanas de yoga para dormir bem.

O que é uma asana de yoga?

As asanas são posturas de yoga pensadas para produzir efeitos muito benéficos no corpo e na mente. Esta disciplina tem sido praticada há milhares de anos nos países orientais e está ganhando popularidade no mundo todo. Em teoria, mistura os benefícios da meditação com os do exercício físico; e, portanto, pode ser um poderoso aliado contra a insônia.

As posturas na yoga se caracterizam por exigir muito silêncio e movimentos lentos e calmos. Portanto, e porque é necessário concentrar a atenção totalmente no corpo, é um exercício muito relaxante. No entanto, cada asana tem efeitos determinados no corpo e nem todas são igualmente eficazes para os mesmos objetivos. Portanto, a seguir, vamos falar sobre as melhores asanas de yoga para dormir bem.

Mulher praticando yoga

Melhores asanas de yoga para dormir bem

Segundo os especialistas, as melhores posturas de yoga para combater a insônia são as seguintes:

  • Variação da postura fácil ou sukhasana.
  • Flexão de pé para a frente ou uttanasana.
  • Pernas sobre a parede ou viparita karani.
  • Respiração alternada ou nadi shodhana.

Vejamos cada uma delas.

1- Variação da postura fácil

Como seu próprio nome indica, o sukhasana é uma das asanas mais acessíveis para iniciantes. Se você nunca praticou esta disciplina, mas quer combater sua insônia, é altamente recomendável que comece praticando essa posição.

O funcionamento é muito simples: basta se sentar de pernas cruzadas (na posição que todos associamos ao yoga) e inclinar o tronco para a frente. A ideia é que você estenda os braços e as costas o máximo que puder; se você é muito flexível, deve ser capaz de tocar o chão com a testa.

Esta postura é muito útil porque relaxa a tensão de todo o corpo e abre os quadris, e isso gera uma sensação de bem-estar que ajuda a conseguir dormir rapidamente.

2- Flexão de pé para a frente

A segunda das asanas da yoga para dormir bem também é muito simples de executar. Comece em pé, separando as pernas na altura dos quadris e mantendo-as estendidas. Nesta posição, incline-se para a frente e tente tocar o chão com as palmas das mãos. Se você for especialmente flexível, seu desafio pode ser apoiar completamente os antebraços.

Essa postura não só ajuda na insônia, mas também pode combater outros problemas, como estresse ou dores de cabeça. Além disso, também ajudará a melhorar sua flexibilidade e o tônus ​​muscular de suas pernas.

Mulher fazendo yoga

3- Pernas sobre a parede

Esta asana adequada para iniciantes requer a ajuda de uma parede para poder ser executada. No entanto, seus benefícios são muito interessantes: graças ao fato de se adotar uma posição invertida, o sangue pode circular mais facilmente. Isso alivia os sintomas do estresse e ajuda a adormecer quando se mantém por pelo menos cinco minutos.

A viparitas karanies é muito fáceis de fazer. Você só precisa se deitar com as costas totalmente apoiadas no chão, de tal forma que seus quadris e pernas fiquem retos na parede. Para manter melhor o equilíbrio, você pode estender os braços para os lados do corpo.

4- Respiração alternada

A última das asanas da yoga para dormir bem usa um dos exercícios respiratórios mais eficazes para combater a insônia. Trata-se da respiração alternada, consistindo em inspirar ar através de um orifício no nariz enquanto cobre o outro. Então, libere-o pela narina oposta e repita o ciclo, mudando o lado no qual cada passo é feito.

Respiração alternada

Este exercício de respiração pode ser feito sentado em uma posição confortável, ou mesmo deitado. De qualquer forma, se você fizer isso corretamente vai notar como seu corpo relaxa muito rapidamente.

A yoga tem muitas técnicas úteis para combater todos os tipos de problemas mentais e físicos. Estas asanas de yoga para dormir bem são especialmente eficazes para acabar com a insônia, então serão muito úteis se estiver difícil para você adormecer ou permanecer dormindo o tempo suficiente.

The post Quatro asanas de yoga para dormir bem appeared first on A mente é maravilhosa.

,

A insônia é um dos problemas que mais afetam a população ocidental. Devido a fatores como estresse, má alimentação e estilos de vida pouco saudáveis, são muitas as pessoas que têm dificuldade em dormir tanto ou tão profundamente quanto precisam. Isso, além de causar desconforto no dia a dia, também traz consequências negativas para a […]

The post Quatro asanas de yoga para dormir bem appeared first on A mente é maravilhosa.

,
Fonte: Amenteemaravilhosa / Tudointeressante
Author: Sara

Powered by WPeMatico

Comments are closed.