5 usos práticos do óleo de menta que você vai gostar de conhecer

Atualmente existem muitos óleos essenciais, mas hoje vamos nos concentrar apenas em um deles: o óleo de menta. Especificamente, nos usos práticos deste excelente óleo, que podem ajudar a melhorar a saúde, e a desfrutar de uma melhor qualidade de vida.

O óleo de menta ou hortelã, também pode combater certas doenças ou problemas que podem estar impedindo você de se sentir bem, com energia, e seguro de si mesmo. É por isso que hoje vamos descobrir alguns usos práticos do óleo de menta.

1. O óleo de menta combate a dor de cabeça

Você sofre de enxaqueca ou dores de cabeça? Esta afecção geralmente tem uma única solução, e para conseguir alívio é somente através do uso de tratamentos farmacológicos. Por esse motivo, o óleo de menta pode ser uma alternativa muito saudável e mais benéfica.

Ingredientes

  • 2 gotas de óleo de menta
  • 1 colher de chá de óleo de amêndoa (5 ml)

O que você deve fazer?

  • Para que o óleo de menta faça seu efeito, devem ser diluídas duas gotas em uma colher de chá de óleo de amêndoa, por exemplo, ou qualquer outro óleo do seu agrado.
  • Depois de fazer isso, ele será aplicado na testa, fazendo uma massagem suave.

As massagens são muito boas para aliviar dores de cabeça. Podemos fazer em nós mesmos, ou pedir para alguém. É bastante eficaz, experimente!

2. Combate a descamação do couro cabeludo

O óleo de menta combate a descamação do couro cabeludo

Outro dos usos práticos do óleo de menta, é aplicá-lo no couro cabeludo para resolver certas doenças, como a descamação, também conhecida como dermatite seborreica.

No entanto, este óleo também pode ajudar no caso de sofrermos de caspa, coceira, ou até mesmo se tivermos piolhos! É uma opção recomendada para todos esses casos.

3. Melhora a saúde bucal

Você sofre de muitas aftas? Tem mau hálito? Com certeza todos nós usamos ou já compramos pasta de dente com menta; e se optarmos por fazer um creme caseiro em vez de comprá-lo?

O óleo da menta ajuda a combater a halitose, ao mesmo tempo em que protege contra infecções. É uma opção bem mais econômica e saudável. Além disso, é muito provável que resolva todos aqueles problemas orais que sempre tentamos combater com produtos comerciais, mas que nunca deram o efeito desejado.

Leia também: Como eliminar a placa bacteriana dos dentes com 6 remédios caseiros

4. Combate os problemas de asma

Óleo de menta combate os problemas de asma

Se você padecer problemas de asma ou estiver gripado, o óleo da menta ajudará a descongestionar suas vias respiratórias e permitirá que você respire muito melhor.

Você se lembra do vaporub? Você pode usar o óleo de menta como um vaporub caseiro. Aplique antes de ir dormir, no peito. Você também pode colocar algumas gotas em água fervente e aspirar o vapor.

Em questão de minutos a sensação refrescante da menta melhorará a asma e, além disso, permitirá que você respire melhor se tiver congestão nasal, ou algum outro problema derivado de uma doença como a gripe. Será um alívio!

Veja também: Remédio de babosa, mel e azeite de oliva para tratar a tosse crônica

5. Reduz a inflamação

Você tem inflamação? Percebe que tem algum problema com a circulação? Se estiver nessa situação, o óleo de menta pode ajudá-lo, pois é um grande aliado para melhorar a circulação.

Se, por exemplo, você tiver o problema em suas pernas, tente fazer uma suave massagem com este óleo. O azeite de menta refrescará a área. É sempre aconselhável misturá-lo com outros, como amêndoas, por exemplo, ou óleo de coco. Isso evita que surjam irritações.

Você conhecia esses usos práticos do óleo de menta? Já usou este óleo em algum dos casos indicados aqui? É uma opção natural saudável e, acima de tudo, econômica. Por que gastar nosso dinheiro em uma pasta de dente ou em xampus comerciais caros que acabam não dando resultado?

Óleo de menta pode ser comprado em lojas de produtos naturais, ou especializadas em aromaterapia. Mesmo assim, recomendamos que você verifique sua composição, porque às vezes este tem muitos componentes. O ideal é que seja o mais puro possível.

Daí a importância de diluí-lo com outros tipos de óleos para suavizá-lo e evitar irritações. Você se animaria a comprovar os usos práticos do óleo de menta?

O conteúdo 5 usos práticos do óleo de menta que você vai gostar de conhecer aparece primeiro em Melhor Com Saúde.

Fonte: brasiliadefato
Author: Doriane

Comentários estão bloqueados.