Brasília recebe Festival Internacional de Curta

Nesta edição, o Festival traz um olhar especial para a América Latina, por meio de parceria com o festival Bogoshorts na Mostra Colômbia em Curtas

O Curta Brasília – Festival Internacional de Curta-Metragem em sua 7ª Edição traz como tema “Afinal o que é real?” e convida o público a mergulhar no futuro e experimentá-lo com vista a criar possibilidades, por meio de mostras especiais de curtas em ficção científica e debates acerca do gênero e o futuro do cinema e novas narrativas.

O cinema vem exercendo influência no imaginário coletivo e no olhar para possíveis futuros desde os primórdios, ao sugerir novos rumos tomando como base a ciência e a ficção, expandindo a realidade e transitando entre espaço e tempo por meio da arte e da tecnologia. Nesse contexto, o cinema recria passados, presentes e futuros tanto possíveis como impossíveis (ficcionais), dado que cada obra, em particular, traz a chance de levar o espectador a vivenciar tempos, cenários e ser atravessado por temas e experiências.

Para a 7ª Edição do Festival, a organização preparou uma programação com o objetivo de propor reflexões sobre a capacidade de construção da realidade e sua multidimensionalidade. Em seus seis programas da Mostra Nacional de Curtas, estão filmes que ilustram o passado, ressignificam momentos que apontam para futuros possíveis, bem como discutem questões identitárias e lutas sociais por espaços e direitos, reforçados na Mostra Provocações. Estreia desta edição, a Mostra Tesourinha apresenta um panorama recente de curtas brasilienses.

A tradicional Mostra Decibéis leva uma variedade de videoclipes para a grande tela. E na Mostra Calanguinho o público infantil é convidado a curtir e votar em curtas-metragens metragens de todo o Brasil.

As mostras internacionais são quatro: Espanha em Curtas, apresentando produções espanholas de ficção científica em parceria com a Embaixada da Espanha. Gênero também presente na Mostra À Francesa, com distopias e narrativas fantásticas, com apoio da Embaixada da França. A Mostra Holanda em Curtas, uma parceria com o Eye International e a Embaixada do Reino dos Países Baixos, exibe virtualidades em filmes que transitam por universos como o dos games e o da animação.

Nesta edição, o Festival traz um olhar especial para a América Latina, por meio de parceria com o festival Bogoshorts na Mostra Colômbia em Curtas, que exibe filmes do país vizinho, com um recorte de sua recente produção.

Já a Mostra Surdocine desde ano exibe quatro episódios da série Crisálida, na qual jovens surdos enfrentam desafios em uma sociedade desenhada apenas para ouvintes. Outra novidade para esta edição é a sessão composta de três curtas nacionais com audiodescrição, sendo dois documentários e uma ficção que transitam entre os ambientes rural e urbano.

Foyer do Cine Brasília

A 7ª Edição do Curta Brasília se abre ao visitante como um festival-experiência e o recebe com cenografia interativa, conceitualmente inspirada em diferentes dimensões e universos, montada no Foyer do Cine Brasília. O Espaço CVRTA VR,  em parceria com o evento VR Days, oferece uma programação inédita de curtas e experiências imersivas em Realidade Virtual (VR) além de uma instalação exclusiva de coprodução Brasil-Holanda. Alinhado também às experiências imersivas, o Festival oferece ao público sessões em um planetário móvel de 360º na área externa.

A experimentação virtual do visitante também se estenderá às artes visuais, com duas projeções mapeadas: Brasília vista de cima, de Diego Campos, e Brasília Retrofuturista, de Thiago Freitas. As sessões e ações em realidade virtual ganham força com a realização do Fórum VR composto de oficinas, debates e interações, com a presença de especialistas em novas tecnologias e narrativas imersivas, brasileiros e estrangeiros.

7º Curta Brasília – Festival Internacional de Curta-Metragem tem realização da Sétima Cinema, fomento da Secretaria de Cultura do DF por meio do FAC – Fundo de Apoio à Cultura, correalização da Cult Produções e Sesc DF, patrocínio do BRB, Embaixada dos Países Baixos, Fundo Setorial do Audiovisual e Ancine, Apoio Cultural da Embaixada da França, Embaixada da Espanha e do Fundo Brasil de Direitos Humanos.

Curta Brasília – Festival Internacional de Curta-Metragem

Data do evento: de 13 a 16 de dezembro de 2018

Local: Cine Brasília – EQS 106/107 – Asa Sul – Brasília – DF

Entrada franca

No Facebook e no Instagram em @festivalcurtabrasilia

Site oficial: curtabrasilia.com.br/

Fórum VR: sympla.com.br/forum-vr—7-festival-curta-brasilia__414939

Imagens de divulgação: http://bit.ly/Stills7ºCurtaBrasília

Programação:

13 de dezembro

19h30: Abertura

20h: Mostra Nacional de Curtas-metragens – Programa 1

22h: Mostra Nacional de Curtas-metragens – Programa 2

14 de dezembro

15h: AudioCine

17h: Colômbia em Curtas – Especial Bogoshorts

19h: Mostra Nacional de Curtas-metragens – Programa 3

21h30: Mostra Nacional de Curtas-metragens – Programa 4

15 de dezembro

10h: Surdocine

15h: Tesourinha

17h: Espanha em Curtas

19h: Mostra Nacional de Curtas-metragens – Programa 5

21h30: Mostra Nacional de Curtas-metragens – Programa 6

23h30: Decibéis

16 de dezembro

10h30: Calanguinho

15h: À Francesa

17h: Holanda em Curtas

19h: Provocações

22h: Cerimônia de premiação

Espaço CVRTA VR

Debates

Outras atividades

Fonte: brasiliagora
Author: Da Redação

Comentários estão bloqueados.