Confira como tratar queimaduras provocadas pelo excesso de sol

No verão, um problema recorrente são as queimaduras. Causadas pela exposição excessiva aos raios ultravioleta sem a devida proteção, elas se caracterizam por ardência, pele vermelha e, em alguns casos, bolhas.

Se a pele começar a ficar vermelha ou arder durante o passeio, o sinal de alerta deve ser acionado. É preciso sair imediatamente do sol e optar por um lugar fresco e com sombra. Se estiver na praia ou piscina, dê um mergulho ou vá ao chuveiro resfriar a derme. Na volta, aplique protetor solar para manter a pele protegida e hidratada e busque um lugar à sombra.

Quando chegar em casa, tome outro banho, deixando a água doce gelada cair sobre a pele. Se for possível, permita que o corpo seque naturalmente ou use uma toalha macia sem esfregar. Em seguida, aplique um creme ou pomada para regeneração da pele.

Melhores cremes e pomadas para queimadura solar:
Algumas ótimas opções para passar na pele em caso de queimadura solar são:

  • Caladryl: loção hidratante que se compra em farmácia ou drogaria;
  • Bepantol: nas áreas mais vermelhas;
  • Diprogenta ou Dermazine: cremes que possuem 1% de cortisona;
  • Pasta d’água: para as bolhas, tendo o cuidado de não estourá-las;
  • Loção pós-sol refrescante de aloe vera.

É importante também beber muita água para hidratar o corpo, evitar o sol e usar roupas largas para aliviar o desconforto.

As chances de ter um câncer de pele, como o melanoma, aumentam ao ter repetidas queimaduras solares. Por isso, é muito importante proteger a derme – usando protetor solar, chapéu e óculos escuros – e evitar a exposição nas horas mais quentes do dia.

Quando ir ao médico
É recomendado ir ao pronto-socorro se as bolhas forem grandes, em caso de febre, calafrios, dor de cabeça e dificuldade de raciocínio. Esses são sinais que podem indicar insolação – se for o caso, é necessário tratamento médico.

Quando a pele começar a descascar, de seis a oito dias depois, o que se pode fazer é uma esfoliação caseira para retirar as células mortas. Basta misturar meio copo de óleo de amêndoa doce com duas colheres de açúcar cristal e esfregar em todo corpo, com movimentos circulares, durante o banho.

Com informações do portal Tua Saúde.

Fonte: Politicadistrital / AgenciaBrasilia / metropoles
Author: Da Redação

Comentários estão bloqueados.