Roteadores infectados estão redirecionando usuários para páginas bancárias falsas

De forma periódica, devemos verificar como está o DNS do nosso roteador. Isso deve ser feito a fim de evitar que invasores roubem nossos dados. No caso da D-Link, uma falha de segurança encontrada em Agosto acabou desviando dados de clientes do Banco do Brasil.

Para piorar a situação, de acordo com a Netlab, cerca de 100 mil equipamentos estão infectados para roubar informações de mais de 50 sites, incluindo bancos como  o Itaú e Bradesco. No caso, esta empresa descobriu que cerca de 91.605 IPs brasileiros foram afetados pelo GhostDNS, um malware que modifica remotamente as configurações do roteador para que ele use um servidor DNS malicioso.

O pior é tudo é que este ataque é bem sútil. Ao tentar visitar sites como o itau.com.br, banco Bradesco ou bb.com.br, por exemplo, o usuário é direcionado a um site falso que o induz a digitar suas informações de acesso ao internet banking. A partir daí, os criminosos já tem tudo o que precisam para roubarem os dados do usuário.

 

Infelizmente, cerca de 70 modelos de roteadores foram infectados pelo vírus malicioso. São eles: D-Link (DSL-2640T, DSL-2740R, DSL-500, DSL-500G, DSL-502G e outros), TP-Link (TD-W8901G, TD-W8961ND, TD-8816, TD-W8960N, TL-WR740N e outros), Intelbras, Multilaser, Mikrotik, Tenda, 3COM, Huawei, SpeedTouch e SpeedStream.

Veja também:

Como se proteger desse tipo de ataque? O primeiro passo é  manter o firmware do roteador sempre atualizado. Para isso, basta acessar o site da fabricante do produto, procurar pelo código de modelo, baixar o arquivo e seguir as instruções listadas. Além disso, verifique se não há nada errado nas configurações de DNS do seu roteador ou na sua navegação.


Baixe o Aplicativo Tudo em Tecnologia e fique ligado no que há de melhor em tecnologia e promoções em smartphones!

O post Roteadores infectados estão redirecionando usuários para páginas bancárias falsas apareceu primeiro em Tudo em Tecnologia.

,
Fontes: tudoemtecnologia / theshoppers
Author: Felipe Lupetti

Comentários estão bloqueados.